A melhor estratégia para Tesouro Direto que fará seu dinheiro multiplicar; veja as dicas
É possível vendê-los antes, mas neste caso se ficará exposto às condições do momento da negociação, havendo o risco de perder dinheiro ou ganhar uma rentabilidade menor
Como o Tesouro retira do rol os títulos conforme os anos avançam, lançando papéis com novos vencimentos, surgirão mais datas para investir ( Foto: Pixabay )
O Tesouro Direto, com seus títulos prefixados ou de IPCA (rende inflação mais taxa fixa), embute uma oportunidade para o investidor, além dos juros altos e a tranquilidade da renda fixa: suas datas de vencimento. No portal do Tesouro, cada papel vem com um ano na frente, por exemplo, 2028, 2031 ou 2032, que são quando eles deverão ser resgatados com o rendimento prometido (um percentual exato para o Prefixado ou a taxa fixa mais inflação no IPCA). É possível vendê-los antes, mas neste caso se ficará exposto às condições do momento da negociação, havendo o risco de perder dinheiro ou ganhar uma rentabilidade menor. Por outro lado, também é possível ter um lucro altíssimo, desde que se entenda da marcação a mercado (quando os juros estão em tendência de alta o título se desvaloriza, ocorrendo o contrário quando os juros estão em rota de queda).
Mas de uma forma sem complicação, sem investir uma bolada de uma só vez, o economista André Perfeito sugere aproveitar uma escada de vencimentos para não ter que esperar, por exemplo, até 2035, quando vence um título IPCA. É uma alternativa para quem é disciplinado com dinheiro e consegue poupar sempre. Dá para investir com apenas R$ 5. Como agora há títulos IPCA com resgate em 2029, 2035, 2040 ou 2050, e ainda pelo Prefixado, em 2028, 2031 e 2032, basta fazer investimentos simultâneos com baixos valores todos mês nesses papéis, gerando recebimentos em sequência no futuro. Os resgates ocorrerão em um dia específico. Por exemplo, o Tesouro IPCA 2040 será resgatado em 15 de agosto de 2040.
Como o Tesouro retira do rol os títulos conforme os anos avançam, lançando papéis com novos vencimentos, surgirão mais datas para investir.
Nessa estratégia é preciso estudar as características dos títulos. Antes, faça uma reserva de emergência com Tesouro Selic, poupança ou CDBs para não precisar sacar esses títulos antes do vencimento. Considere ainda que o Tesouro IPCA, que hoje promete remuneração ao redor de 7% ao ano mais IPCA, sempre garantirá ganho acima da inflação, enquanto o Prefixado não tem essa proteção. Os prefixados agora oferecem 13% de rentabilidade, mas se perto do vencimento a inflação disparar, será prejuízo ou um retorno fraco.
Publicado originalmente em https://www.atribuna.com.br/opiniao/marcelo-santos/a-melhor-estrategia-para-tesouro-direto-que-fara-seu-dinheiro-multiplicar-veja-as-dicas-1.479257
Comentários
Postar um comentário