Onde Investir: Como definir seu perfil e montar uma carteira de investimentos equilibrada
Coluna explica estratégias de diversificação e orienta sobre alocação ideal para investidores conservadores, moderados e arrojados
![]() | ||
| (FreePik) |
A diversificação é não apenas a melhor, mas a única estratégia para se investir com segurança, mesmo que se queira correr risco. Isso significa manter seu portfólio equilibrado por segmento, como renda fixa ou variável. A primeira se refere a produtos que sabemos quanto renderão, como poupança, Tesouro Direto, CDB e debêntures. São papéis que garantem juros no vencimento ou são atrelados ao CDI (taxa quase igual à da Selic). Já Bolsa, câmbio, criptomoedas e fundos imobiliários estão no segundo grupo (variável), pois não se sabe que rentabilidade darão. Por isso, são arriscados.
Para diversificar, é preciso saber seu padrão de investidor, se conservador, moderado ou arriscado. Quem já investe provavelmente já preencheu um questionário para descobrir seu perfil nos apps dos bancos ou corretoras. Se você tem calafrios quando seu saldo dos investimentos recua e resgata com medo, provavelmente é um conservador. Se aguenta o tranco, mas ainda sofre, é moderado. Mas se considera as quedas uma oportunidade, tende a ser arrojado. Alerta: não arrisque como um valentão e seja responsável se tem dependentes, como crianças e pais idosos.
Quem é conservador deve concentrar ao redor de 90% dos seus investimentos em renda fixa, deixando 10% em fundos também de renda fixa. Já os moderados podem reduzir esses 90% para 70%, com o restante sendo distribuído na variável. Já os arrojados destinariam pelo menos 50% ou até mais em risco, como ações, fundos imobiliários, multimercado e ETFs e fundos (que investem em produtos arriscados). A fixa (CDB, LCI, etc.) poderia compor 30% e o que sobrar, em criptos e câmbio.
Aluguel de ações
Investidores de ações podem ganhar um extra alugando suas ações a terceiros. Basta dar Ok à “custódia remunerada” no app da corretora. A remuneração é calculada sobre o valor da operação, variando conforme a oferta e procura pelo ativo.
Publicado originalmente em https://www.atribuna.com.br/opiniao/marcelo-santos/onde-investir-como-definir-seu-perfil-e-montar-uma-carteira-de-investimentos-equilibrada-1.490361

Comentários
Postar um comentário