Quais os melhores investimentos para ter tranquilidade na aposentadoria?
Marcelo d'Agosto explica que a regra geral para os investimentos para a aposentadoria é ir, ao longo do tempo, reduzindo a proporção das aplicações em renda variável e aumentar o peso dos investimentos em renda fixa. Acompanhe o comentário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2024/A/y/rFBJNiT0CnNEDAgGgbxw/marcelo.png)
Pergunta:
Tenho aplicações em fundos de bancos, sendo 90% do valor em fundos de renda variável, de risco moderado. O restante em CDBs de bancos de primeira linha. Tenho 70 anos e preciso sacar todo mês dos investimentos para complementar a minha aposentadoria. Quais as aplicações, na sua opinião, eu poderia fazer para ter tranquilidade daqui pra frente?
Resposta:
A regra geral para os investimentos para a aposentadoria é ir, ao longo do tempo, reduzindo a proporção das aplicações em renda variável e aumentar o peso dos investimentos em renda fixa. Isso porque as aplicações em renda variável oscilam muito. E se você precisar sacar, pode ter que resgatar num momento ruim de mercado, quando os valores estão em baixa.
A gente sempre fala aqui, que o mercado financeiro é cíclico e o valor dos investimentos varia ao longo do tempo. Já que tem esses momentos de alta e momentos de baixa. Hoje, os seus investimentos têm muito peso na renda variável.
Uma recomendação, então, é investir mais na renda fixa e em títulos que façam pagamentos periódicos de juros ouaté do principal. Por exemplo, o Tesouro IPCA com juros semestrais vai pagar 3% de juros a cada semestre que você pode usar para complementar a sua aposentadoria e o seu principal fica lá, sendo corrigido pela inflação.
Você pode investir também no Tesouro Renda Mais. Nesse caso a renda mensal vai ser maior porque o título paga, além dos juros, uma parte do capital investido. A contrapartida é que os pagamentos acabam depois de 20 anos.
Resumo:
Vale a pena ajustar a composição da sua carteira, dando mais peso aos investimentos que pagam juros periódicos, como o Tesouro IPCA com juros semestrais e o Tesouro Renda Mais. Que aí previsibilidade maior vai aumentar a sua
Publicado originalmente em https://cbn.globo.com/podcasts/cbn-dinheiro-marcelo-dagosto/analise/2025/05/05/quais-os-melhores-investimentos-para-ter-tranquilidade-na-aposentadoria.ghtml
Comentários
Postar um comentário